Desvendando os Labirintos da Ansiedade
- Vinicius Oliveira
- 23 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2024

No cenário acelerado e no tempo de “tudo para ontem” em que vivemos, muitas pessoas vem desenvolvendo a ansiedade, seja por uma interpretação ou a percepção do ocorrido que possa ser ameaçador, gerando gatilhos psíquicos e físicos, com comportamentos de fuga ou enfrentamento.
Tal sintomas pode ser apresentado por anos, que por muitas vezes é confundido como parte de sua personalidade. A característica principal por quem passa pelo quadro de ansiedade está relacionada à preocupação. O quadro de ansiedade pode também vim acompanhado da depressão, transtorno de pânico e abuso de substâncias.
A pessoa que apresenta esse quadro geralmente tende a apresentar incerteza ou intolerância à incerteza, visando a diminuição das chances de confrontar situações que possam ser inesperadas. Apresentando pensamentos catastróficos e tendo como impulso, a necessidade de controle e incertezas.

Dentro da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), buscamos mapear a situação gatilho, compreendendo os padrões apresentados, as dificuldades interpessoais, e as evitações emocionais, com técnicas cognitivas, treinos e estratégias de relaxamento e situações de enfretamento.
O motivo muitas vezes não vem de forma isolada, é preciso compreender sua causa, e buscar ajuda e a melhor direção.
Passar por episódios de ansiedade não é facil, mas ignora-los ou crêr que faz parte da sua personalidade, muitas vezes não é o caminho mais funcional na resolução dos seus problemas.